Superalimentos – Benefícios

Benefícios dos superalimentos
Superalimentos e os seus benefícios para a saúde.

Conforme falamos no post anterior, aqui vamos destacar os benefício de alguns superalimentos.

Dentre os grãos e sementes vamos destacar 3:

  • Quinoa: não possui glúten, é rica em proteínas e é um dos poucos vegetais que contém todos os nove aminoácidos essenciais. Ela também é rica em fibras, magnésio, vitaminas do complexo B, ferro, potássio, cálcio, fósforo, vitamina E e vários antioxidantes. 
  • Lentilha: Rica em fibras e carboidratos de absorção lenta, oferece alto poder de saciedade por retardar a digestão, também é rica em ferro, vitaminas e proteína vegetal. É um superalimento, pois oferece uma enxurrada de benefícios com restrita quantidade de gordura. É indicada no ganho de massa muscular magra, tratamento de anemia e auxilio na cicatrização de ferimentos.
  • Chia: excelente fonte de antioxidantes., carregadas de ômega-3, além de ácidos graxos, fibras alimentares, proteínas, vitaminas e minerais incontáveis. A chia é naturalmente livre de glúten e de fácil consumo.

Existe uma infinidade de frutos que são superalimentos, mas vamos citar 3:

  • Açaí: é rico em vitaminas C e E que atuam como fortes antioxidantes, é um protetor da saúde do coração, pois combate os índices do LDL, o colesterol maléfico, na corrente sanguínea. Deve ser consumido puro, sempre que possível, sem adição de açúcar, granola ou outro acompanhamento. 
  • Kiwi: é uma ótima fonte da vitamina C, E, B6, de potássio, magnésio, cobre, fosfato e fibras alimentares. Tudo isso auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico e colabora para a saúde do coração. Além de  ter efeito anti-inflamatório, antioxidante, laxativo e anticancerígeno.
  •  Abacate: é fonte de ácido fólico e vitaminas B6, E e K. Leva fama de ser um fruto gorduroso, mas, na verdade, é rico em gordura monoinsaturada, benéfica para o organismo, e forte aliado na perda de peso e na redução dos triglicerídeos.

A categoria de hortaliças, legumes e verduras é vasta em superalimentos, e seguem aqui 3 que não podem faltar no seu dia a dia.

  • Batata-doce: carboidrato de baixo índice glicêmico, é rica em antioxidantes, vitaminas e manganês. É versátil — pode ser utilizada em pratos doces e salgados e oferece muito betacaroteno, que cuida da saúde da pele e da visão. 
  • Espinafre: rico em vitaminas A, C e K. Na sua composição também está presente a luteína, carotenoide muito importante na saúde dos olhos. É anti-inflamatório e auxilia a digestão dos alimentos. 
  • Brócolis: É rico em vitaminas A, C, cálcio, ferro e potássio. Possui grande concentração de proteína, auxiliando na regulagem correta da insulina e do açúcar no sangue.

Temos ainda os alimentos que estão fora dessas categorias, mas que tem um poder incrível e não devem ser esquecidos:

  • Chá-verde: É eficiente no combate ao câncer, ao diabetes e aos derrames. Excelente para desintoxicação, e vai muito além disso, pois acelera o metabolismo e queima gordura. Ajuda também a regular o intestino e combater a retenção de líquidos no organismo.
  • Salmão: Possui uma grande concentração de vitamina D, é rico em ômega 3, tem propriedades que auxiliam a prevenir doenças degenerativas como Alzheimer, manter a boa saúde do coração e combater depressão.
  • Azeite de oliva: representando os óleos, o azeite de oliva consegue prevenir a osteoporose e o acúmulo excessivo de gordura. Doenças do trato vascular e o diabetes também não têm vez contra quem consome esse superalimento.

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